O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A MÚSICA GOSPEL?
Depois de ouvir muitos lançamentos deste e também de anos anteriores cheguei a conclusão de que a música gospel está prestes a entrar em colapso - não de vendas - porque alguns públicos fanáticos de alguns cantores são fortes o suficiente para fazer seus ídolos e divas continuarem a conquistar discos de ouro, platina e por aí vai. Mas no fundo no fundo, onde estão as grandes e inesquecíveis canções?
Se, antes, ouvíamos CDs que eram belos do começo ao fim, hoje ouvimos CDs dos quais se salvam uma ou duas canções. Acredito que parte disso aconteça porque há uma incessante busca por composições padronizadas, desenhadas e não mais canções que nascem pela simples e direta inspiração divina. O massante uso de canções de um determinado grupo de compositores também pode estar gerando esse clima de músicas iguais e sem novidades.
Há alguns anos as canções lançadas se tornavam inesquecíveis e todas igrejas cantavam. Hoje em dia as igrejas só cantam em grande coro músicas antigas pois das novas ninguém sabe ou ninguém se interessa em saber.
Dentre os cantores que tinham canções disputadas por regentes e na ponta da língua do povo cristão posso citar, Cassiane, Elaine de Jesus, Lauriete, Shirley Carvalhaes, Rose Nascimento, Eliane Silva, Eyshila, Fernanda Brum, Diante do Trono e alguns outros. São cantores até hoje muito conhecidos, mas que não tem suas novas canções na boca do povo - sendo lembrados pelos grandes hits do passado. O que aconteceu? Estão errando no repertório? Na produção? No tema das canções? Nos compositores?
Acredito que está no tempo não de uma inovação de canções, mas na busca pela essência de verdadeiros louvores. Hoje temos a qualidade profissional que não tínhamos no passado, mas parece que perdemos a essência espiritual que fazia as canções mexerem com o nosso emocional.
Espero dos grandes interpretes da música gospel que eles nos presentem com faixas espirituais que tenham mais peso no contexto do que nos arranjos. Nossa geração precisa reaprender a ter mais intimidade com Deus, mais boca no pó, menos gritaria e fanatismo e menos sai do chão. Só acho!
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário